As poderosas forças de Shakti

“Aparentemente, o universo é um jogo múltiplo de dois princípios: enquanto SHIVA é a consciência absoluta, SHAKTI cria o movimento. Mas, na verdade, os dois formam uma única coisa”.

“Para atingir essa unidade, o yogue deve conhecer as poderosas forças de Shakti”.

A força suprema representada por SHIVA e SHAKTI está presente, não apenas no ser humano, mas em todas as coisas

A realidade suprema, imutável, irredutível e eterna, é denominada SHIVA. E a causa da manifestação universal (Prakriti) é denominada SHAKTI, ou o poder atuante de SHIVA.

Enquanto SHIVA é a Consciência, una e absoluta, sem divergências nem mutações, SHAKTI cria o movimento e a multiplicidade, por meio das divisões e limitações da Consciência, representado pelo mental e o material.

Assim, todo o universo é um jogo mútuo desses dois princípios: SHIVA e SHAKTI. O primeiro representando a Consciência perfeita, imutável; e o segundo, sua capacidade de esquecer-se como tal de exprimir-se como energia dinâmica e de transformação. Mas, na verdade, em relação à realidade absoluta, esses dois princípios são apenas um.

O PODER DE OCULTAR: Um dos poderes de SHAKTI, do qual qualquer praticante deve se resguardar é a sua força de nos fazer esquecer o eu. É o seu poder de obscurecimento (âvarana).

O PODER DE PROJETAR: Na tela da realidade suprema, SHAKTI ostenta a diversidade mutante e transformadora da existência fenomenal. É a força que se dinamiza como universo, a energia primordial da qual todos os fenômenos contidos no tempo e no espaço não são a não ser mera expressão parcial.

O PODER DE MANIFESTAÇÃO UNIVERSAL: Antes da manifestação do universo, SHIVA E SHAKTI, o Criador e o que é Criado, formam uma unidade sem dualidade. SHAKTI, em seu estado ou forma potencial, repousa em SHIVA, o Ser Absoluto, totalmente indistinta dele.

MATRIKA SJAKTI: A Grande Matriz de tudo que existe no universo.

SHIVA E SHAKTI: “O Grande Casal do Universo”.

 

“O PODEROSO PAI E A DIVINA MÃE CÓSMICA”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *